c PROCESSO SELETIVO PARA VISITADORES RELIGIOSOS

Fundação Estatal de Saúde do Pantanal


PROCESSO SELETIVO PARA VISITADORES RELIGIOSOS

ESTÁ ABERTO O PROCESSO SELETIVO PARA VISITADORES RELIGIOSOS DO HOSPITAL REGIONAL DE COXIM DR. ÁLVARO FONTOURA SILVA.


A inscrição deverá, PREFERENCIALMENTE, ser realizada digitalmente, aqui no site: Clique para fazer a sua inscrição
APENAS em caso de extrema dificuldade e impossibilidade, o candidato poderá realizar sua inscrição de maneira manual (analógica). Para isso, deverá realizar sua solicitação de inscrição preenchendo esse formulário aqui: formulário alternativo de inscrição. Todavia, atentem-se muito bem a seção 3 do edital, e TODOS OS SEUS SUBITENS. Caso opte por inscrição manual, todo o processo será analógico. Lembrando que, em nenhum momento, os servidores do hospital que receberão as solicitações NÃO tirarão dúvidas ou prestarão algum tipo de auxílio ou esclarecimentos. Além disso, toda a documentação listada no subitem 3.8, inclusive a foto 3x4, deverá ser entregue também presencialmente.

Clique para acessar o edital
Anexo III Versão PDF | Versão DOC
Anexo IV Versão PDF | Versão DOC
Formulário de Inscrição(digital)
Formulário alternativo de inscrição(PDF)

A capelania hospitalar e a visitação religiosa

A capelania hospitalar é um serviço de assistência dentro de um ambiente hospitalar que transcende as religiões. Ela representa um cuidado integral ao ser humano, considerando suas dimensões espiritual, emocional e social. A capelania hospitalar, nesse contexto, não se limita a práticas ritualísticas, mas sim a um acompanhamento que busca oferecer conforto, esperança e sentido à vida, especialmente em momentos de fragilidade e vulnerabilidade.

Desta maneira, para além da assistência espiritual e religiosa, a capelania hospitalar se insere em um debate complexo sobre ética e bioética, especialmente quando se trata de questões como o fim da vida, a eutanásia e a tomada de decisões sobre tratamentos. Nesse sentido, os capelães atuam como mediadores, buscando auxiliar pacientes e familiares a encontrarem seus próprios caminhos diante de dilemas éticos complexos.

É fundamental que a capelão, em seu ofício, trabalhe em conjunto com outros profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos. E essa integração garante um cuidado integral ao paciente e contribui para a humanização do cuidado, oferecendo um olhar atento às dimensões espirituais e emocionais do indivíduo.
Acesse aqui a cópia de uma entrevista com o Dr. Taynã Naves, Presidente da Capelania do Hospital Regional de Coxim

Imagem representativa

Iniciativa do Câmpus de Coxim promove formação de líderes religiosos para visitas em hospitais

Leia mais

ACESSOS